Associação para o Desenvolvimento de Alternativas de Trabalho e Renda Auto Sustentáveis

Um outro mundo é possível com a sua doação!

Você pode fazer uma doação voluntária para a realização dos projetos da ATRAS, com qualquer quantia, nas agências Banrisul, Ag: 0132 Conta: 4185397403. Sua contribuição deve ser para a ATRAS (Associação para o Desenvolvimento de Alternativas de Trabalho e Renda Auto Sustentáveis) e conter o CNPJ 10324357/0001-89. Se você representa uma empresa ou mesmo você cidadão, pode deduzir do imposto de renda esta quantia. A ATRAS agradece desde já.



sábado, 19 de dezembro de 2009

Grupo Os D+ Celebra Formatura!



O grupo de Teatro OS D+, constitui-se a partir de março de 2009 através da iniciativa da Associação para o Desenvolvimento de Alternativas de Trabalho e Renda Autosustentáveis – ATRAS. A atividade foi coordenada pela pedagoga Raquel Birck, em colaboração com o psicólogo Leandro Walter, tendo 13 adolescentes participantes. Os jovens realizaram apresentação na última sexta feira, dia 18 de dezembro no Auditório Egon Harry Lipp cujo recinto estava lotado de expectadores. Após o publico ter sido agraciado com o espetáculo, seguiu-se o cerimonial de formatura com entrega de certificados da Oficina de Teatro. O grupo participou de uma oficina de teatro com a duração de 160 horas, incluindo atividades praticas como quatro apresentações ao total e duas peças desenvolvidas. Foram três apresentações na primeira peça, especialmente adaptada para homenagear o cinqüentenário municipal de Bom Retiro do Sul. Uma apresentação ocorreu na primeira edição do Bom Retiro Mais Cultura, a segunda mostra ocorreu na semana do município da cidade mãe Taquari e a terceira apresentação ocorreu na abertura da Formação Continuada dos Educadores municipais de Bom Retiro do Sul. Todas essas apresentações serviram como experiência de desenvoltura de palco para os jovens atores.
Esta atividade foi desenvolvida de forma voluntária graças a parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul e a Escola municipal Wendulino Gewehr, onde ocorreram a maior parte das atividades. A iniciativa nasceu da necessidade de proporcionar aos jovens de Bom Retiro do Sul um espaço onde fosse possível vivenciar a arte e apostar em novas formas de se conhecer e investir no trabalho já no presente, garantindo melhores perspectivas de futuro. Desenvolver habilidades cênicas não apenas como uma profissão em si é uma poderosa forma de desinibição e experimentação de si. Considerando o desenvolvimento desses adolescentes e sua busca por auto-conhecimento, esta é uma rica possibilidade de invenção de si e de refletir sobre o trabalho. A arte faz parte da vida, assim como o trabalho, duas grandes formas de invenção de si e do mundo e como tal, a possibilidade de despertar nova formas de expressão de si e de deixar sua marca no mundo.
Esta atividade está em sintonia com as propostas da ONG ATRAS. A entidade nasce em 08 de março de 2008, tendo como objetivo a promoção de desenvolvimento econômico e social e o combate à pobreza, sem fins lucrativos, para a comunidade de Bom Retiro do Sul e arredores. O meio para atingir este propósito é o de oportunizar alternativas de geração de trabalho e renda, ambiental e economicamente sustentáveis, através de orientação prática e teórica daqueles que não tiveram oportunidade de inserção na esfera do trabalho, seja emprego ou na forma de autônomo. As ações da ATRAS contemplam todas as faixas etárias por compreender-se que o trabalho ou a preparação na vida dos sujeitos. A ONG ATRAS é isenta de quaisquer preconceitos de raça, cor, credo religioso ou concepção partidária ou filosófica, sendo assim, uma organização laica.
A peça “Escolhas fazem a diferença!” foi uma construção do próprio grupo de adolescentes. A metodologia foi baseada no educador Paulo Freire e em técnicas de Juan Carlos Sosa, diretor e produtor de teatro, cinema e telenovela. A trama constitui-se de uma adolescente em crise quando resolve escolher uma profissão diferente da planejada pe os pais. Ela enfrenta sua escolha com garra e sabedoria. O que ela não sabia era o imenso amor que seus pais tinham. E uma tragédia mudou todo rumo de sua vida de forma inesperada. É a primeira que fez uso de tecnologias de audio no vale do Taquari, inovando na produção e ampliação do uso de ferramentas que melhoram o entrenterimento com o público, tornando a peça teatral inovadora e sem padrões convencionais de apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores