Associação para o Desenvolvimento de Alternativas de Trabalho e Renda Auto Sustentáveis

Um outro mundo é possível com a sua doação!

Você pode fazer uma doação voluntária para a realização dos projetos da ATRAS, com qualquer quantia, nas agências Banrisul, Ag: 0132 Conta: 4185397403. Sua contribuição deve ser para a ATRAS (Associação para o Desenvolvimento de Alternativas de Trabalho e Renda Auto Sustentáveis) e conter o CNPJ 10324357/0001-89. Se você representa uma empresa ou mesmo você cidadão, pode deduzir do imposto de renda esta quantia. A ATRAS agradece desde já.



sábado, 19 de dezembro de 2009

Grupo Os D+ Celebra Formatura!



O grupo de Teatro OS D+, constitui-se a partir de março de 2009 através da iniciativa da Associação para o Desenvolvimento de Alternativas de Trabalho e Renda Autosustentáveis – ATRAS. A atividade foi coordenada pela pedagoga Raquel Birck, em colaboração com o psicólogo Leandro Walter, tendo 13 adolescentes participantes. Os jovens realizaram apresentação na última sexta feira, dia 18 de dezembro no Auditório Egon Harry Lipp cujo recinto estava lotado de expectadores. Após o publico ter sido agraciado com o espetáculo, seguiu-se o cerimonial de formatura com entrega de certificados da Oficina de Teatro. O grupo participou de uma oficina de teatro com a duração de 160 horas, incluindo atividades praticas como quatro apresentações ao total e duas peças desenvolvidas. Foram três apresentações na primeira peça, especialmente adaptada para homenagear o cinqüentenário municipal de Bom Retiro do Sul. Uma apresentação ocorreu na primeira edição do Bom Retiro Mais Cultura, a segunda mostra ocorreu na semana do município da cidade mãe Taquari e a terceira apresentação ocorreu na abertura da Formação Continuada dos Educadores municipais de Bom Retiro do Sul. Todas essas apresentações serviram como experiência de desenvoltura de palco para os jovens atores.
Esta atividade foi desenvolvida de forma voluntária graças a parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul e a Escola municipal Wendulino Gewehr, onde ocorreram a maior parte das atividades. A iniciativa nasceu da necessidade de proporcionar aos jovens de Bom Retiro do Sul um espaço onde fosse possível vivenciar a arte e apostar em novas formas de se conhecer e investir no trabalho já no presente, garantindo melhores perspectivas de futuro. Desenvolver habilidades cênicas não apenas como uma profissão em si é uma poderosa forma de desinibição e experimentação de si. Considerando o desenvolvimento desses adolescentes e sua busca por auto-conhecimento, esta é uma rica possibilidade de invenção de si e de refletir sobre o trabalho. A arte faz parte da vida, assim como o trabalho, duas grandes formas de invenção de si e do mundo e como tal, a possibilidade de despertar nova formas de expressão de si e de deixar sua marca no mundo.
Esta atividade está em sintonia com as propostas da ONG ATRAS. A entidade nasce em 08 de março de 2008, tendo como objetivo a promoção de desenvolvimento econômico e social e o combate à pobreza, sem fins lucrativos, para a comunidade de Bom Retiro do Sul e arredores. O meio para atingir este propósito é o de oportunizar alternativas de geração de trabalho e renda, ambiental e economicamente sustentáveis, através de orientação prática e teórica daqueles que não tiveram oportunidade de inserção na esfera do trabalho, seja emprego ou na forma de autônomo. As ações da ATRAS contemplam todas as faixas etárias por compreender-se que o trabalho ou a preparação na vida dos sujeitos. A ONG ATRAS é isenta de quaisquer preconceitos de raça, cor, credo religioso ou concepção partidária ou filosófica, sendo assim, uma organização laica.
A peça “Escolhas fazem a diferença!” foi uma construção do próprio grupo de adolescentes. A metodologia foi baseada no educador Paulo Freire e em técnicas de Juan Carlos Sosa, diretor e produtor de teatro, cinema e telenovela. A trama constitui-se de uma adolescente em crise quando resolve escolher uma profissão diferente da planejada pe os pais. Ela enfrenta sua escolha com garra e sabedoria. O que ela não sabia era o imenso amor que seus pais tinham. E uma tragédia mudou todo rumo de sua vida de forma inesperada. É a primeira que fez uso de tecnologias de audio no vale do Taquari, inovando na produção e ampliação do uso de ferramentas que melhoram o entrenterimento com o público, tornando a peça teatral inovadora e sem padrões convencionais de apresentação.

domingo, 15 de novembro de 2009

sábado, 19 de setembro de 2009

Teatro: Escolhas fazem a diferença!

Resumo da peça:


Uma adolescente entra em crise quando resolve escolher uma profissão diferente a que os pais planejaram para ela. Ela enfrenta sua escolha com garra e sabedoria. O que ela não sabia era o imenso amor que seus pais tinham. E uma tragédia mudou todo rumo de sua vida de uma forma inesperada.

Atores e seus personagens:

Alan: Publicitário e fanqueiro nas horas livres. (Ivam)

Bruna: enfermeira e mãe (bianca)

Eduardo: Psicólogo e pedagogo (Mateus)

Franciele: adolescente. (Catia)

Franciele: Jornalista (Marcia)

Henrique: Advogado (Juca)

Julia: Biomedica e cantora nas horas livres. (Carla)

Juliana: Professora hippie. (Tetê)

Maciel: Médico e pai. (João)

Maria Eduarda: Engenheira de Alimentos (Bruna)

Stéfani: amiga da adolescente (Fernanda)

William: Administrador (Miguel)



Cenários:

Casa da familia da adolescente;

Praça da cidade;

Universidade;

Bar Figueirão;

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Apesentação do Grupo Os D+.

          Aos 23 dias do mes de julho o grupo teatral Os D+ fez a apresentação da peça "Matilde, a boneca Mágica", numa homenagem ao Municipio de Taquari que completou anos 160 anos e de onde Bom Retiro do Sul se emancipou. A festividade aconteceu na 10ª Festa da Laranja.
          Foi a primeira apresentação do grupo em outro municipio. Alem da homenagem, foi essa uma oportunidade do grupo ir se firmando neste meio (o teatro).
          A alegria impressa no rosto de cada criança e adolescente que assistiu a peça foi a realização maior para o grupo teatral, e é claro de uma simpática coruja que demonstrou ritmo quando tocaram as musicas da peça, alem da viagem mais animada que a Viação Vitória teve neste dia.
Por precaução as crianças não serão identificadas, preservando seus direitos segundo o ECA.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

“Bom Retiro mais cultura” foi um sucesso...

No dia 04 de junho, quinta-feira à noite, aconteceu a 1ª edição do evento “Bom Retiro mais cultura” nas dependências do CTG Querência da Amizade. Evento organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura dentro da programação do aniversário do Município contando com a participação de centenas de pessoas.



Com o objetivo de resgatar a cultura presente em nossa terra, foi apresentado o que o nosso povo tem de mais belo, suas raízes e e cultural. Apresentaram-se na noite o Coral “Vozes” do Projeto Cresce, o Coral Municipal de Bom Retiro do Sul, o grupo teatral os D+ da ONG ATRAS em parceria com a EMEF Wendulino Gewehr, o teatro e o conjunto instrumental da EMEF Anita Ferreira de Moraes, o Colégio Estadual Jacob Arnt, o grupo de danças da EMEF Yrajá Luiz Barros de Moraes, o grupo de danças Folclóricas Alemãs, a EEEF de Brasília, os grupos CEJA ART SHOW infantil e juvenil, os grupos Luizinhas e Sem Limites da EMEF Isabel Luiza Bittencourt, os grupos na Ponta do pé: baby, infantil e adulto do Sindicato Calçadista local, o grupo de danças da EEEF de Pinhal, a Creche Vó Marica, a Invernada Mirim do CTG Querência da Amizade e a Banda Jovem de Bom Retiro do Sul.



A equipe da Smec agradece as direções, professores, funcionários e alunos dos escolas de Bom Retiro do Sul e as entidades culturais do município pelas belíssimas apresentações, as quais demonstram que nossa cidade possui um significativo potencial cultural a ser resgatado, valorizado e difundido.

In: http://www.bomretirodosul.rs.gov.br/portal1/municipio/noticia.asp?iIdMun=100143047&iIdNoticia=128802

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Matilde, a boneca Mágica.

       Após uma aula de história, Juliana entrevista a avó, e descobre que ha mais magia no mundo do que supunha. Ela conversa com sua avó e descobre uma boneca, Matilde, que apesar de ter sido costurada a muito tempo tem uma magia encantadora.
       A boneca ganha vida e revela a Juliana que tem um diário. Nesse diário contendo fatos históricos Juliana vai descobrindo pelo que Matilde já passou. E assim revelando alguns fatos históricos da cidade de Bom Retiro do Sul.
       E assim, relatando fatos que marcaram ou fizeram parte de importantes momentos desta cidade, se desenvolve uma trama que vai homenagear ao município com muito carinho.

domingo, 15 de março de 2009

Aula inaugural da atividade de teatro.

          Hoje aconteceu a primeira aula da atividade teatral promovida pela ATRAS na Escola Municipal Wendulino Gewehr, em parceria com a Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul.
          Os interessados na atividade deveriam ser crianças e adolecentes de 10 a 14 anos de idade, sendo convidados estudantes de todo municipio.
          Foi muito interessante o encontro, todos se apresentaram e houve a escolha de um nome para o grupo, "Os D+" foi escolhido rapidamene pelo grupo que contou com a presença de 13 estudantes.
          Este grupo fará parte da historia desta comunidade como marco inicial de um grupo voltado a desenvolver técnicas em consonância a tecnologia.
          Se você tem tempo e interesse associe-se na ATRAS, e voluntariamente faça a diferença em Bom Retiro do Sul.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Atividade aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social

         Em fevereiro houve a aprovação da atividade teatral pelo Conselho Municipal de Assistência Social, promovida pela ATRAS em parceria com a Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul.
          A coordenação das atividades ficarão ao encargo da Pedagoga Raquel Birck, que tem formação em teatro, cinema e telenovelas. A idéia é trazer as tecnologias para dentro do mundo do teatro e ampliar conhecimentos com grupo de crianças e adolescentes que tenham interesse.
           O maior propósito é de criar uma estrutura em que os integrantes da atividade reflitam sobre o futuro, que façam escolhas profissionais tendo por base a inspiração nas atividades teatrais e que estas de alguma forma positiva influenciem suas atitudes e atividades escolares. Possibilitando um melhor rendimento escolar e uma visão de que outro mundo é possível a partir de nossas escolhas.
           No dia 15 de março será realizada a primeira atividade teatral, onde orientadora e estudantes de teatro se conhecerão melhor, alem de proposta e cronograma das atividades gerais.

Seguidores